O Brasil deve registrar mais de 576 mil novos casos de câncer em 2014. A estimativa foi divulgada nesta quarta-feira (27) pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) em lembrança ao Dia Nacional de Combate ao Câncer. Dentro deste quadro, um fato preocupante é que, de acordo com a comunidade médica, parte desses casos pode estar relacionado com o ambiente de trabalho das pessoas.

Ficar exposto a alguns tipos de agentes cancerígenos, como metais, agrotóxicos, poeira tóxicas, ou ainda o tempo excessivo sob o sol é considerado o gatilho para pelo menos 4% dos registros desse mal. Radiologistas, carteiros, pescadores, trabalhadores de indústrias, cabeleireiros, mecânicos, são alguns dos profissionais em perigo quando o assunto é o chamado câncer ocupacional.
O Ministério da Saúde fez um estudo em 2012 que agrupou dados alarmantes sobre o tema. O documento traz uma estimativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que aproximadamente 440 mil pessoas morreram no mundo em 2005, último registro do tipo, como consequência da exposição a substâncias perigosas no trabalho.
Fonte: NE 10
Nenhum comentário:
Postar um comentário