segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Tempestade com raios e trovões assusta cidades em Alagoas; entenda o fenômeno

Fortes chuvas também atingiram outros estados do Nordeste e podem voltar a acontecer; entenda o fenômeno

Trovões e relâmpagos acontecem por causa de ventania (Crédito: Agência Brasil/Arquivo)
Várias cidades de Alagoas foram surpreendidas com uma forte chuva acompanhada de raios e trovões neste domingo (3). A tempestade deixou em alerta as equipes das Defesas Civis Estadual e Municipal. A previsão meteorológica para esta segunda-feira (4) é de pancadas de chuva ao longo do dia em várias partes do estado, principalmente no Sertão e no Litoral.
As fortes chuvas seguidas de raios e trovões também aconteceram em outros estados do Nordeste. No Ceará, no Rio Grande do Norte e na Paraíba o céu ficou nublado e fortes pancadas de chuva aconteceram durante o dia.
A explicação é um fenômemo chamado vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN), também conhecido como Vento Nordeste. Em entrevista à TV Pajuçara, o meteorologista Emanuel Teixeira, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), explicou que este fenômeno muda a circulação dos ventos e causa chuvas que podem acontecer seguidas de trovões e raios.
Neste período, pescadores evitam ir a alto mar por conta dos ventos e até os passeios às piscinas naturais também se tornam perigosos. Nas redes sociais, internautas compartilharam imagens e vídeos das chuvas e dos clarões provocados pelos raios.
Dinário Lemos, coordenador da Defesa Civil de Maceió, disse que recebeu na última sexta-feira (1) um alerta da Defesa Civil Estadual sobre fortes chuvas para o final de semana, mas apesar do susto, nenhuma ocorrência foi registrada até agora.
“Recebemos o alerta de que iria chover cerca de 13 milímetros na capital. Não era uma chuva esperada para essa época do ano, mas não registramos nenhuma ocorrência de deslizamento de barreira ou queda de árvore, por exemplo”, disse.
Em algumas cidades do interior de Alagoas a chuva assustou os moradores. Em Pindoba, que fica na região Leste do Estado, uma chuva de granizo seguida de ventania danificou o telhado de algumas residências na cidade. Já em São Miguel dos Campos, região Metropolitana de Maceió, alguns bairros ficaram alagados. A rodovia BR-101 em Flexeiras também foi invadida por lama da chuva neste domingo, o que provocou congestionamento durante algumas horas.
Fonte: NE 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário