
Os trabalhadores da construção civil emCaruaru, no Agreste de Pernambuco, estão em greve a partir desta terça-feira (3). Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil da cidade (Sintracon), a categoria reivindica um aumento de 12% no piso salarial, café regional com comidas típicas do Nordeste, feriado no Carnaval e porteiro e cozinheiros nas obras.
De acordo com o presidente do Sintracon Caruaru, José Henrique, cerca de 4.600 trabalhadores cruzaram os braços e não foram aos canteiros de obras. “Estamos reunidos em passeata e esperamos uma resposta dos patrões. O que foi oferecido à categoria não será aceito de forma alguma. Esperamos mais negociações”, afirma.
O representante do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Pernambuco (Sinduscom-PE), João Melo, informou que os patrões oferecem um aumento de 8,8% no piso salarial e a manutenção da convenção coletiva de trabalho que está em vigor. “Não somos contra o café regional, aceitaríamos fazer, desde que a diferença no preço seja descontada no salário dos funcionários. O café que damos atualmente já representa um custo alto”, explica.
Sobre o feriado no Carnaval, Melo disse que a categoria já dispõe de outras datas e que essa reivindicação não poderá ser atendida. “Eles já folgam no dia 31 de dezembro e 1º de janeiro. Essa folga pedida não é possível, principalmente, porque o mercado vive um momento de retração”, detalha. Sobre ter cozinheiros e porteiro na obra, o representante do Sinduscom afirma que este tipo de trabalho é terceirizado e envolve outras categorias.
Fonte: G1 Caruaru
Nenhum comentário:
Postar um comentário