O Ceará foi atingido por 966 raios nesta terça-feira (7) com apenas poucas horas de chuva no Estado. As informações são da Companhia de Energia Elétrica do Ceará (Coelce), que tem um Centro de Controle do Sistema (CSS), responsável pelo monitoramento de incidências de raios no Estado.

De acordo com as informações, o município de Tauá, a 344 km de Fortaleza, foi o mais atingido, com 55 descargas elétricas. Ele é seguido pelos municípios de Auiaba (457 km de Fortaleza), com 53 raios; Acopiara (345 km da capital), 52 raios; Sobral (250 km), com 51, e Independência (a 309 km de Fortaleza), 45. Na capital, apenas dois raios foram registrados.
A Fundação de Meteorologia e Recursos Hídricos do Ceará (Funceme) informou que até a manhã desta terça-feira (7), choveu em 86 municípios do interior do Estado. Os maiores registros foram em Itapipoca, com 74mm e Reriutaba, com 57mm.
CCS - O Centro de Controle do Sistema da Coelce foi criado para identificar não só as descargas elétricas, mas saber onde elas atingiram, inclusive próximo as estações ou rede elétrica, e que venham afetar a distribuição de energia.
Com a identificação e até previsão de chuvas, a Companhia pode ficar em alerta e minimizar o tempo de esperar no atendimento, caso haja falha na distribuição de energia durante chuvas ou locais atingidos por raios.
CUIDADOS - A Coelce alerta ainda para que, em dia de tempestades ou incidências de raios e trovões, a população evite tomar banho; evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica; contato com objetos com estrutura metálica como fogão, cano, etc, sobretudo se a residência se encontra em campo aberto; evitar ligar equipamentos elétricos e desconectar das tomadas aparelhos eletrônicos.
Para quem estiver fora de casa, as orientações são evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas; evitar estar perto de tratores, máquinas agrícolas, motocicletas e carroças; evitar estar perto de locais como campos abertos, pastos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.
Fonte: NE10
Nenhum comentário:
Postar um comentário