quinta-feira, 21 de agosto de 2014

COMPESA ESCLARECE RACIONAMENTO EM BELO JARDIM

O gerente da Compesa Regional Belo Jardim, informou a verdadeira realidade do racionamento de água na cidade de Belo Jardim, Sanharó, Tacaimbó e São Bento do Una, ambas abastecidas pelo sistema Ipojuca- Bitury.

Nota Bruno Adelino

Devido ao clima nesse mês de agosto, até o presente momento, está ameno por enquanto o racionamento ficará da forma que está, ou seja, não será alterado. Porém dependendo do comportamento dos níveis dos mananciais lá na frente poderemos implantar algum tipo de racionamento, lembrando que, caso isso ocorra a informação será repassada pelos meios de comunicação disponíveis além de que será dado um prazo ( aproximadamente 01 mês) para que a população se prepare.

Bruno Adelino de Farias
Gerente Regional GNR IPOJUCA
Situação dos mananciais de Belo Jardim (21/Agosto/2014)
Ipojuca ( Barragem Pedro Moura Junior)
Devido está em uma região com rios temporários onde as chuvas são mais volumosas no período de trovoadas, entre janeiro e abril. O reservatória está apenas com 22,8 % de sua capacidade, o que representa 7.019 (10³m³), onde sua capacidade normal é de 30.740  (10³m³). O reservatório está a quase quatro anos sem receber enchentes significativas. Hoje é o principal responsável pelo abastecimento de aproximadamente 170 mil habitantes.
Foto: Barragem Ipojuca com 100% de sua capacidade em 2010
Tabocas (Barragem Tabocas - Piaca)
O reservatório está acima de sua capacidade normal com 103% de sua capacidade, que corresponde a 1.203 (10³m³). Por está localizada em uma região de brejos, com montanhas, mata atlântica, além de diversos riachos permanentes desaguando no rio Tabocas. O inverno  nessas regiões são bem favoráveis pelas constantes chuvas que caem de forma constante. a barragem hoje abastece apenas o distrito de Serra do Vento, Vila do Socorro, Vila Nova e Povoado de Gravatá, além de atender caminhões - pipas do programa contra seca do exército brasileiro abastecendo diversas famílias da cidade e zona rural dos municípios de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Jataúba, São Bento do Una, Brejo da Madre de Deus, São Caetano, Tacaimbó, São Bento do Una, Sanharó, Capoeiras, Alagoinha, Venturosa, Poção e Cachoeirinha.
Foto: Barragem Tabocas - Piaca com 100% em Agoto/2014
Bitury ( Barragem Engenheiro Severino Guerra )
O meses de junho, julho e agosto de 2014 foram muito favoráveis para melhorar a situação da barragem do Bitury, as chuvas continuas nas serras do Bitury foram fortes contribuintes para o aumento da água no manancial, que hoje está com  2.817 (10³m³) , o que corresponde a 15,8% de sua capacidade total. A represa do Bitury cheia tem 17.776 (10³m³). Seus principais afluentes rio Bitury, Papamel, Varzea Grande e Taboquinha estão com volume considerado normal para o período do ano, o que ajudou a elevar o nível da barragem que chegou a 7,0% em maio/2014. 
Foto: Lado Oeste da Barragem do Bitury em Agosto/2014
Xucuru ( Barragem da Taioba)
O reservatório encontra-se vertendo com 100% de sua capacidade. A barragem é responsável pelo abastecimento do Distrito de Xucuru, povoados de Mulungu e Bulandeira e Vila Sítio Palha, aproximadamente 7 mil habitantes. As chuvas do inverno de 2014 estão sendo bem vindas para região, a barragem recebe água do riacho da Taioba, região Noroeste do município de Belo Jardim. A rodeada de montanhas, fica ao lado do ponto mais alto de Belo Jardim, a Serra da Encantada, com mais de 1.000 m de altura e arrodeada de mata atlântica.
Foto: Barragem de Xucuru Agosto/2014
Por Folha de Belo Jardim / Dados Hidrométricos ( APAC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário