sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Caruaru deixa de ser abastecido pelo Sistema Jucazinho devido a colapso

O Sistema Jucazinho deixou de abastece rCaruaru, no Agreste de Pernambuco. A iniciativa foi tomada desde a terça-feira (25), devido ao colapso no manancial. De acordo com a assessoria de imprensa da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a população passou a receber - nesta sexta-feira (28) - água exclusivamente do Sistema do Prata. A medida visa a evitar que 40% do município tenha o abastecimento suspenso. O Prata conta, atualmente, com 81,1% da capacidade total e fica em Bonito, também no Agreste.
Barragem de Jucazinho em Caruaru (Foto: Reprodução/ TV Globo)
A gestora acrescentou que a inversão foi necessária para evitar que outros municípios deixem de ser abastecidos por Jucazinho, que está com apenas 3,1% da capacidade, devido à estiagem na área da Bacia do Capibaribe.Para que o fornecimento em Caruaru passasse a ser feito exclusivamente pelo Prata, uma obra emergencial no valor de R$ 1,3 milhões foi realizada. O objetivo foi o de inverter o fluxo de água da estação de tratamento localizada no Bairro Petrópolis para a que fica no Bairro do Salgado. Esta recebia água apenas de Jucazinho. O procedimento foi necessário para minimizar a demanda desta barragem. "A dificuldade de abastecimento nos últimos dias foi em função dessa transição dos sistemas, mas vamos regularizar o fornecimento gradativamente", comprometeu-se a gerente regional da Compesa, Nyadja Menezes, por meio da assessoria.
Calendário de abastecimento
O departamento de Comunicação da Compesa informou ainda que um novo calendário de rodízio de abastecimento está sendo formulado e será divulgado em breve, a fim de que os moradores se programem quanto aos dias de fornecimento.

Fonte: G1 Caruaru

Nenhum comentário:

Postar um comentário