domingo, 13 de dezembro de 2015

AGRESTE E SERTÃO DE PERNAMBUCO SE TORNARÁ EM O MAIOR PRODUTOR DE ENERGIA RENOVÁVEL DO NORDESTE

Parque eólico de Osório (Foto: Bernardo Fiusa/Divulgação)
Pernambuco passa a gerar 181.9 MW de energia limpa e renovável a partir da inauguração do considerado maior complexo eólico do estado, nesta terça-feira (29), no Agreste do estado. Com o início da operação, cerca de 300 mil toneladas de dióxido de carbono deixarão de ser emitidas anualmente. A carga é suficiente para abastecer 350 mil unidades habitacionais, de acordo com a assessoria de imprensa da Casa dos Ventos - responsável pela operação.
Uma média de 3.500 produtores rurais da região foram beneficiados com o arrendamento de terras para a construção do empreendimento, também segundo a assessoria. Cada família recebe uma quantia mensal calculada a partir da energia gerada. Com isso, "mais de R$ 2 milhões serão pagos anualmente aos moradores locais", adianta o departamento de Comunicação.
Pernambuco passa a gerar 181.9 MW de energia limpa com parque eólico em Caetés (Foto: Divulgação/Ascom Casa dos Ventos)
Geração de Empregos

O complexo formado por sete parques do tipo - nos municípios de Caetés, Pedra e Paranatama- conta com 107 aerogeradores e foi responsável pela geração de aproximadamente 1.000 empregos diretos e 2.000 indiretos durante a construção, destaca a assessoria.

Conglomerado de parques

O projeto visa à formação de um conglomerado de parques eólicos, com a construção de outros dois complexos: um deles com oito equipamentos - nos municípios de Caetés, Pedra, Venturosa e Capoeiras - e capacidade para geração de 216.1 MW e outro - em Araripina, no Sertão - formado por cinco parques e potencial para produzir 142 MW. Os complexos erguidos no Agreste farão da região "um dos maiores polos de geração de energia eólica do país", de acordo com a assessoria.

A "qualidade dos ventos" na região e a "logística favorável para a cadeia de fornecedores" contribuiu para a escolha da área para o investimento, orçado em R$ 864 milhões. Pernambuco passa a contar com 26 parques em funcionamento nos municípios de Pedra, Paranatama, Tacaratu, Capoeiras, Caetés,  Gravatá, Macaparama e Pombos, num total de 288,6 MW, de acordo com a assessoria de imprensa do governo do Estado. Ainda estão previstos a construção dos parques nos municípios de Poção, Pesqueira, Belo Jardim, Salóa, Iati, Arcoverde e Jataúba. 
Fonte: G1 Caruaru

Nenhum comentário:

Postar um comentário