segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Sem Lei de preservação, prédio histórico de Belo Jardim é demolido

Construído há mais de 150 anos, isso mesmo, mais de 150 anos, o antigo prédio Varejão,dará lugar a um  antigo Hotel Carioca dará lugar a um novo centro comercial Chinês.
Um pequeno pedaço da história de Belo Jardim, está sendo demolido. O antigo prédio, de arquitetura simples, que no passado histórico deste município, está sendo demolido, graças à falta de eficiência da legislação que prevê a preservação do patrimônio histórico. Belo Jardim está vendo lembranças virarem pó.


predio varejão

Preservar é preciso,apesar de ter pouco valor arquitetônico, o prédio Varejão, assim como outros que datam dos primeiros anos da história de Belo Jardim, são referências que guardam importantes informações sobre a cidade. Belo Jardim ainda é uma cidade jovem. É preciso preservar esses prédios para que as gerações futuras reconheçam os elementos que originaram a cidade. A arquitetura, a maneira de se relacionar, de se comportar, são as características que nos fazem Belojardinenses.


A  preservação do patrimônio histórico permite manter a identidade da cidade. Onde os filhos Belojardinenses  que saem da cidade e voltam anos depois já não a reconhecem porque tudo muda. Isso dá a sensação de um lugar estranho, a relação da população com as construções da cidade envolvem o lado efetivo porque são referências históricas.


Perguntar não ofende: 
“Quando é que o MP ( Ministério Público), prefeito e os vereadores vão tomar uma decisão para criar o tombamento dos prédios históricos de nossa cidade?”


Fonte: Paredão do Povo

2 comentários:

  1. As intervenções para adaptá-la a novos usos são mal planejadas por falta de conhecimento de referências teóricas e principalmente pela falta de reconhecimento de valores seja ele historio, simbólico, antiguidade e etc, e a falta de adoção de políticas voltadas à preservação do patrimônio colocando em risco a edificação.

    ResponderExcluir
  2. numa cidade em que um candidato ficha suja é eleito, só podemos esperar o pior e as pequenas críticas da minoria que são abafadas pelo fanatismo e por que não dizer amnésia política da população belojardinense.

    ResponderExcluir